terça-feira, 23 de agosto de 2011

Edifício para ópera e biblioteca nacional da Grécia

Com vista panorâmica de Atenas e do mar, o arquiteto Renzo Piano apresentou seu projeto para a construção do Centro Cultural Stavros Niarchosn que irá abrigar a Biblioteca Nacional e a Ópera Nacional de Atenas com a previsão de conclusão para 2015.
E edificação terá dois blocos e será mista de concreto e de vidro. A biblioteca que abrigará mais de dois milhões de livros terá uma altura mais baixa para leitura que será transparente, que trará uma bela visão do mar e da cidade.
Este terreno abrigou antigamente um dos primeiros portos da cidade, por isso possuiu uma forte relação com a água. Então o arquiteto decidiu construir um canal que passará ao lado do edifício. Com isso, modernizou o local sem esquecer do passado, uma bela decisão.
Esse novo prédio contará também com uma cobertura fotovoltaica de 10.000 m² que gerará a energia para o prédio, refletindo assim a preocupação com a natureza que sempre foi característica grega com a sustentabilidade.


Grupo Egito.

Um comentário:

  1. Achamos esse projeto muito interessante, já que além de ser esteticamente agradável, mostra a preocupação do arquiteto em não interferir no rio que estava ali presente no passado. Além de ser iluminado naturalmente por conta dos espelhos e produzir energia de modo sustentável.
    Grupo Egito

    ResponderExcluir