quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Candidato presidencial egípcio defende difusão do Islã moderado

O Prêmio Nobel da Paz 2005 e candidato à Presidência egípcia, Mohamed ElBaradei, afirmou nesta segunda-feira que a influente Universidade de Al Azhar deve recuperar seu papel de berço do Islã moderado. ElBaradei deu estas declarações à imprensa após se reunir no Cairo com o xeque de Al Azhar, Ahmed al Tayyeb, no marco de sua campanha eleitoral para o pleito presidencial, cuja data ainda não foi anunciada.

"As diferentes interpretações da religião muçulmana e a divisão que há agora não deveriam existir. Al Azhar deve recuperar seu papel de berço do Islã moderado, não só no Egito, mas em todo o mundo árabe", disse. O Prêmio Nobel da Paz deu essas declarações sobre o papel que ele acredita que deveria ser desempenhado pela instituição diante do aumento das tendências islâmicas de grupos como os salafistas e a Irmandade Mulçumana.

"Acho que no futuro todos deveríamos nos reunir ao redor de Al Azhar", acrescentou. Durante sua reunião com Tayyeb, ElBaradei abordou uma iniciativa preparada pela Al Azhar sobre os valores muçulmanos nos quais acredita que o Egito pós-revolução de 25 de janeiro deveria se basear.

ElBaradei manifestou sua esperança de que haja um consenso nacional sobre esta iniciativa e de que ela seja consultada durante a elaboração da nova Constituição, prevista para depois do pleito parlamentar, cuja data também não está decidida. "Al Azhar deveria ser a força utilizada pelo Egito em suas relações com os países muçulmanos, por ser uma instituição que divulga um Islã moderado e uma religião que avança", acrescentou.

Além disso, ressaltou a importância da independência de Al Azhar do Estado. A influência de Al Azhar se viu afetada por uma crise interna por causa de divergências entre seus xeques e alguns deles chegaram a pedir para que o dirigente religioso da instituição seja escolhido mediante eleições e não através da nomeação pelo presidente do país.

08 de agosto de 2011

Grupo Roma

Nenhum comentário:

Postar um comentário