segunda-feira, 22 de agosto de 2011

As ruínas do Partenon - Acrópole de Atenas

A acrópole de Atenas (do grego "cidade alta") é o mais célebre e belo conjunto arquitetônico da Grécia clássica, testemunho da magnificência artística da civilização grega. O Partenon é o templo consagrado à deusa Atena, protetora dessa "cidade alta". Foi construído entre 447 e 438 a.C. e, apesar dos danos que as guerras e a poluição ambiental lhe causaram, permanece como uma das maiores obras-primas da arquitetura.

Obra dos arquitetos Ictino e Calícrates, que trabalharam sob a direção de Fídias, feito em estilo dórico, de proporções perfeitas e harmoniosa relação entre o escultórico e o arquitetônico, o edifício, assim como as demais obras do período, é de mármore pentélica, talhado com perfeição, e realçado por acessórios de bronze. O templo incorpora grande número de artifícios e refinamentos arquitetônicos. Mesmo sendo impossível saber quantas das peças foram esculpidas pelo próprio Fídias, sua direção estilística é patente em toda a ornamentação do templo.

Com o tempo, várias transformações ocorreram e grande parte das peças desapareceram ou trocaram de lugar, com exceção da parte leste da obra, enquanto as demais foram levadas ao Museu da Acrópole, ao Museu Britânico e ao Louvre.

Informações adicionais: http://www.emdiv.com.br/pt/mundo/asmaravilhas/3014-as-ruinas-do-partenon-acropole-de-atenas.html



Grupo 3 - Grécia

Nenhum comentário:

Postar um comentário