sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Devolução aos verdadeiros donos

Muitos museus gregos foram saqueados e suas relíquias perdidas, como comentado pela professora Aline na aula de hoje (19/08/11). Querendo de volta o que é seu, foi que, desde 1980, os gregos ergueram um museu de 23mil m², sendo destes 14 mil m² reservados para as peças que não encontram-se em seu poder.

A construção do novo museu levou 8 anos e seu custo foi de cerca de R$ 315 milhões. As peças que foram levadas para Londres no século XIX, pelo então embaixador britânico no Império Otomano, lorde Elgin, fazem parte da coleção de mármores do Parthenon. A coleção, que se encontra no British Museum, acabou ficando conhecida como "Mármores de Elgin" e compreende quase todo o Parthenon. Atenas acabou ficando apenas com os frisos que ornavam a fachada.

Os argumentos gregos na busca da devolução de suas raridades se estendem à arquitetura, na curadoria precisa, na escolha da luz natural, na vista panorâmica de Acrópoles, no sítio de escavação e nas lojas e restaurantes baseadas no padrão dos melhores museus dos EUA e da Europa.



Grupo Roma

Nenhum comentário:

Postar um comentário