segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Construção Egípcia

A construção no Vale do Nilo sempre trouxe muita curiosidade. O predomínio das linhas horizontais pelas verticais e o desprezo pelas curvas eram características marcantes dessas engenhosas construções.
Os egípcios sempre tendenciaram a utilizar materiais como pedras - geralmente utilizadas nos templos - e argila, aplicada nas residências.
Eles adotaram a utilização desses tipos de materiais não só por escolha, mas também por necessidade, uma vez que no Vale do Rio Nilo as madeiras eram de má qualidade, e os egípcios nunca foram reconhecidos como bons carpinteiros. Para tanto, apenas utilizavam a madeira na construção de andaimes.
Acredia-se também que essa falta de talento para com a carpintaria impulsionou os egípcios a mais uma característica marcante de suas construções: e assentamento esacalariforme dos tijolos e as formas inclinadas de suas construções evitavam a utilização de andaimes, que em casos de construções como as pirâmides poderiam ser facilmente substituídos por enormes rampas de terra.
Os egípcios foram uma civilização que soube usar suas habilidades em prol de seu desenvolvimento, utilizando suas habilidades para suprir suas deficiências.

Grupo 01 - Pré-história

Fonte: CARVALHO, Benjamim - A HISTÓRIA DA ARQUITETURA

Nenhum comentário:

Postar um comentário