quinta-feira, 25 de agosto de 2011

ARQUITETURA GREGA


As edificações que despertaram maior interesse são os templos. A característica mais evidente dos templos gregos é a simetria entre o pórtico de entrada e o dos fundos. As colunas e entablamento eram construídos segundo os modelos da ordem dórica, jônica e coríntia.


- Ordem Dórica - era simples e maciça. O fuste da coluna era monolítico e grosso. O capitel era uma almofada de pedra. Nascida do sentir do povo grego, nela se expressa o pensamento.


-Ordem Jônica - representava a graça e o feminino. A coluna apresentava fuste mais delgado e não se firmava diretamente sobre o estilóbata, mas sobre uma base decorada.


- Ordem Coríntia - o capitel era formado com folhas de acanto e quatro espirais simétricas, muito usado no lugar do capitel jônico, de um modo a variar e enriquecer aquela ordem. Sugere luxo e ostentação.


Os principais monumentos da arquitetura grega: Templos, teatros, ginásios e praças.


Para acessar a reportagem completa:


http://www.historiadaarte.com.br/artegrega.html


Grupo EGITO


Um comentário:

  1. Atenção grupo egito! Como já foi mencionado em sala e por aqui, não é uma cópia da matéria original. Deve ser feito uma síntese da mesma, acompanhada de um comentário do grupo!Se vocês não corrigirem até a aula, esse post não será aceito.

    ResponderExcluir