Na cidade mais populosa da África, pessoas vivem em meio a um cemitério, na busca por tranquilidade e proximidade de seus parentes falecidos. Porém, essa calmaria pode vir a ter fim. O governo egípcio lançou o projeto Cairo 2050, que prevê a transformação dessa "cidade dos mortos" em um parque, transferindo os cemitérios para zonas afastadas do centro da capital. Contudo, os túmulos que possuem alto valor histórico farão parte do parque, o que não descarateriza-rá por completo a área.
Os cairotas se instalaram por completo no cemitério, possuindo lojas, cafés, mercados e tudo mais. Os problemas são a falta de saneamento, de segurança, o desemprego e o analfabetismo. Muitos moradores sentem vergonham quando questionados de seu endereço residencial. Outros optaram por sair da cidade em busca de melhores condições de vida. E ainda há aqueles que não pretendem sair da cidade, pois possuem seus falecidos ali e querem ser sepultados na mesma área.
O governo tem como objetivo desse projeto criar áreas verdes na cidade. Além disso, a proposta ainda proporcionará aos habitantes do cemitério casas mais dignas. Mesmo alguns moradores sendo contra a proposta, devido a suas origens, alguns veem essa medida como uma nova oportunidade para o turismo local. Agora resta a eles esperar a concretização desse projeto, que virá a beneficiá-los e muito.
Para ler a matéria completa: http://www1.folha.uol.com.br/turismo/844284-revitalizacao-ameaca-rotina-de-moradores-da-cidade-dos-mortos-no-cairo.shtml
Grupo 4 - Roma
Nenhum comentário:
Postar um comentário