quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Mesquita de Kutubiyya

Contemporaneo de giralda, tinha 69 metros de altura. A planta quadrada e o perfil retilíneo , comum torre encimada por uma claraboia, criavam belas superfícies que favoreciam a decoração com arcos entrelaçados que cobriam a parte superior das paredes. O recinto de oração desta vasta mesquita tinha dezessete naves e sete vãos , 80 metros de largura, um grande transepto e uma planta em forma de T, como eram característico desse período. Realça o ascetismo dos Almódes e dos A lmorávidas, com a pureza de suas formas e a singeleza do seu estilo decorativo, limitado a motivos simples.

O espaço interior alia arcos de ferradura nus e pouco pronunciados a perspectivas longas, criando um efeito de ascese que é característico da arte almóade do século XII.

Arco de ferradura

Numerosos edifícios muçulmanos usam esse arco. É um arco subido com cantaria entre as impostas (numa arcada, o bloco ligeiramente saliente que suporta o arco) cuja linha lembra umas andas. ultrasemicircular (cuja curva é mais ampliada que um semicírculo) e que tem forma de ferradura. Dos visigodos passou à arte hispano-muçulmana e, dali, passou à arte moçárabe e à mudéjar.

O arco visigodo é menos fechado que o muçulmano. Na arte muçulmana há numerosas variantes de arcos, quase todas derivadas do arco de ferradura, arcos de ferradura apontados (ou túmidos), arcos lobulados (do século X em diante), arcos entrelaçados, arcos mistilíneos, arcos cortina (que aparecem no século XI) e angrelados-acampados (desde o século XIV).

fonte: livro: Islão: de Bagdade a Córdova: a arquitectura primitiva do século VII ao século XIII

Grupo: ISLAMICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário