Considerada uma das obras-primas do mundo islâmico e uma das maiores criações arquitetônicas de Istambul, a Mesquita Azul foi construída sob encomenda do sultão Ahmed I, durante o ano 1609-1616.
O destaque da construção são seus seis minaretes, que foram uma das características notáveis visto que não há nenhuma outra mesquita com essa quantidade de minaretes. Estes minaretes dominam sua aparência externa, emolduram suas cúpulas. São as torres de uma mesquita onde os muezin anunciam as cinco chamadas diárias à oração.
A luz natural entra pelas 260 janelas de suas 36 cúpulas e ilumina os mais de 20 mil azulejos de Izmir que decoram suas colunas e arcos. A mesquita possui três entradas que levam para o pátio interior e existem outras duas entradas de cada lado da mesquita, que levam diretamente para o edifício principal. Ao entrar no átrio interior, que é rodeado por um pórtico com 26 colunas e 30 cúpulas. Suas cúpulas de diferentes tamanhos, projetadas e construídas em cascata, umas sobre as outras, são emolduradas pelas mais imponentes torres de Istambul, os minaretes.
A mesquita é um exemplo soberbo de harmonia, proporção e elegância em estilo clássico otomano, em que a arquitetura é desenvolvida para as mesquitas, dotando-as de grandes cúpulas centrais, vários minaretes e fachadas abertas. O estilo otomano incluía colunas trabalhadas e tetos altos no interior, incluindo formas que cruzavam com elementos tradicionais de uma mesquita.
A mesquita foi revestida com azulejos azuis e belos e ricos vitrais no mes
Nenhum comentário:
Postar um comentário