
quinta-feira, 17 de novembro de 2011
AT&T Building por Philip Johnson

Cesar Pelli: Torres Petronas



quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Saint-Pierre, é uma igreja católica localizada em Firminy, França. Projetado para ser uma igreja na cidade modelo de Firminy Vert . Sua construção foi iniciada em 1971, seis anos após a morte de Le Corbusier em 1965. Devido a conflitos políticos locais se manteve estagnado 1975-2003. Ela tem sido usada para muitas finalidades diferentes, como uma escola secundária e como um abrigo. Como o laicistas Estado francês não pode usar fundos públicos para edifícios religiosos, Saint-Pierre agora é usado como um local cultural.
O edifício foi concluído pelo arquiteto francês, José Oubrerie , aluno de Le Corbusier por muitos anos.
Na Pesquisa Mundial de Arquitetura de 2010, o edifício foi classificado como o segundo no ranking das estruturas de topo construída no século XXI, recebendo quatro votos. O arquiteto americano Peter Eisenman afirmou em sua resposta que este edifício é a estrutura mais importante construída desde 1980.
O arquiteto escolhido foi Le Corbusier, por seu trabalho diferenciado e considerado a figura mais importante da arquitetura moderna. Mostrando uma nova forma da arquitetura baseada em muitos edifícios antigos que incorporam a razão áurea, uma proporção matemática considerada harmônica e agradável à visão. Nesta obra em específico, podemos observar algumas características da época egípcia, tais como, o formato piramidal, que por ser projetada primeiramente como igreja, remete a ascensão ao céu; possui simetria em sua base, seu interior é simples, porém remete a sensação de luxo, pela sua iluminação natural e artificial.
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=fr&tl=pt&u=http%3A%2F%2Fwww.sitelecorbusier.com%2Ffr%2Feglise.php
GRUPO ISLAMICO
Complexo Olímpico de Atenas

Calatrava, responsável por recriar o Complexo Olímpico de Atenas e resgatar o espírito original das competições, resolveu mesclar elementos bizantinos e clássicos Gregos.
Segundo Calatrava, muitos pensam que a arquitetura grega se resume apenas em colunas, arquitraves e capitéis. Ele utiliza os arcos bizantinos, pois estes, são capazes de vencer grandes vãos na cobertura, além disso, possui planta simétrica.
Afirma que, "Então, eu poderia dizer que o desenho do Complexo Esportivo Olímpico de Atenas tem a planta clássica, elevações bizantinas e o espírito mediterrâneo"
Para obter informações completas e imagens, acesse: http://www.revistaau.com.br/arquitetura-urbanismo/125/imprime23182.asp
Grupo Românico
segunda-feira, 14 de novembro de 2011
Os eixos de Brasília.
Os romanos utilizavam dois eixos, que interceptavam-se no centro da cidade, nomeados de Cardo e Decumano. Lúcio Costa, adaptou isso para os chamados Eixos Monumental e Rodoviário no plano diretor de Brasília.

por grupo Gótico 1
domingo, 13 de novembro de 2011
NOVO MUSEU DA ARTE ISLÂMICA

O Museu de Arte Islâmica do Catar foi inaugurado em 2008, na cidade de Doha. Com cerca de 35 mil m², o maior museu de arte muçulmana do mundo tem um grande significado geopolítico, porque edifica o plano da família real do país de tornar Doha um epicentro cultural no Oriente Médio. O museu tem projeto do chinês naturalizado americano Ieoh Ming Pei, que criou, entre outras edificações, a pirâmide de vidro do Museu do Louvre.
Para realizar o projeto, IM Pei se inspirou em uma fonte do século 19 da mesquita de Ibn Tulum, no Cairo (Egito), que os fiéis islâmicos utilizam para se lavar antes de rezar. Além de ter formato cúbico e o refinamento geométrico particular de Pei, a obra mistura de forma bastante moderna elementos islâmicos e ocidentais.
Fonte: http://www.piniweb.com.br/construcao/arquitetura/maior-museu-de-arte-muculmana-do-mundo-e-inaugurado-117886-1.asp
Postado por: Grupo Gótico I
quinta-feira, 10 de novembro de 2011
Arquitetura Islâmica


Por serem de origem nômade, os muçulmanos demoraram um certo tempo até adquirirem seu estilo estético próprio.Assim, quando o fizeram estes devem ter absorvido traços estilísticos dos povos que ja haviam conquistados e adapataram os mesmos ao seu modo de agir, pensar e sentir.Podemos perceber que a arquitetura sagrada não seguiu o estilo rústico utilizado em casas de profetas. Persistiu-se a preocupação com algumas formas geométricas como o quadrado e o cubo.Também vale lembrar que nesse tipo de arquitetura permaneceu as cúpulas , ultilizadas para a construção de mesquitas, mesmo que estas não seguissem um modelo padrão.
Arquitetura Islâmica
As restrições religiosas à representação de figuras humanas e de animais no Islam impediu a evolução de técnicas como a pintura e a escultura e acabou por transformar a arquitetura na modalidade artística mais desenvolvido na cultura islâmica.
A arquitetura islâmica, em virtude da forte religiosidade, encontra sua melhor expressão na mesquita, edifício destinado às orações comunitárias.
Sua origem é a casa de Muhammad (na cidade de Madina), que constava de um pátio cercado por muros, com diversos aposentos ao redor.
Outro aspecto característico da arquitetura islâmica é a riqueza da decoração, com base em motivos epigráficos (inscrições com trechos do Alcorão em escritura cúfica ou naskh), vegetais (palmas, folhas de videira e de acanto) e geométricos (arabescos).
http://www.islam.org.br/arquitetura_islamica.htm
Grupo Românico
ARQUITETURA ISLÂMICA MODERNA DE RESIDÊNCIA POR RON FLEISHER (AGBARIA HOUSE))




Projetada pelo arquiteto Tel Aviv Ron Fleisher, essa casa foi construída em uma aldeia árabe-israelense, que une o estilo tradicional da arquitetura islâmica com traços modernos.
A fachada apresenta telas árabe Mashrabiya e aberturas na parte superior da casa permitem a circulação de ar. O plano combina espaços tradicionais, como o “Liwan” – o hall de entrada e as necessidades contemporâneas, como uma sala de TV, e uma área de jantar formal.
A inclinação foi dividida com terraços tradicionais feitos de pedra local. A entrada de automóveis rodeia o celeiro branco e uma escada sobe até o topo do edifício para uma ampla varanda.
A casa está em um diálogo com a paisagem natural, utilizando elementos clássicos muçulmanos, assim como a tecnologia contemporânea.
O “Liwan” é ventilado com sucção passiva através de persianas localizada na parte superior com 8 metros de altura. O ar quente é sugado para fora e substituído por uma brisa fresca. A sala principal e a sala de jantar formal são abertas para um jardim fechado com muros.
Cúpula da Rocha

Mesquita Azul

Contemporaneo de giralda, tinha 69 metros de altura. A planta quadrada e o perfil retilíneo , comum torre encimada por uma claraboia, criavam belas superfícies que favoreciam a decoração com arcos entrelaçados que cobriam a parte superior das paredes. O recinto de oração desta vasta mesquita tinha dezessete naves e sete vãos , 80 metros de largura, um grande transepto e uma planta em forma de T, como eram característico desse período. Realça o ascetismo dos Almódes e dos A lmorávidas, com a pureza de suas formas e a singeleza do seu estilo decorativo, limitado a motivos simples.
O espaço interior alia arcos de ferradura nus e pouco pronunciados a perspectivas longas, criando um efeito de ascese que é característico da arte almóade do século XII.
Arco de ferradura
Numerosos edifícios muçulmanos usam esse arco. É um arco subido com cantaria entre as impostas (numa arcada, o bloco ligeiramente saliente que suporta o arco) cuja linha lembra umas andas. ultrasemicircular (cuja curva é mais ampliada que um semicírculo) e que tem forma de ferradura. Dos visigodos passou à arte hispano-muçulmana e, dali, passou à arte moçárabe e à mudéjar.
O arco visigodo é menos fechado que o muçulmano. Na arte muçulmana há numerosas variantes de arcos, quase todas derivadas do arco de ferradura, arcos de ferradura apontados (ou túmidos), arcos lobulados (do século X em diante), arcos entrelaçados, arcos mistilíneos, arcos cortina (que aparecem no século XI) e angrelados-acampados (desde o século XIV).
fonte: livro: Islão: de Bagdade a Córdova: a arquitectura primitiva do século VII ao século XIII
Grupo: ISLAMICO
quarta-feira, 9 de novembro de 2011
Descoberta mesquita islâmica no Algarve

O projeto da 3a maior mesquita do mundo
Situada na Argélia, o projeto contempla um espaço de oração para 37 mil diéis, e conta com um minarete de 265 metros de altura.
Com 400 mil m², a mesquita será entregue em 2016.
mais em http://www.plataformaarquitectura.cl/2011/11/04/en-construccion-noticias-se-pone-la-primera-piedra-de-la-tercera-mezquita-mas-grande-del-mundo/
por Grupo Gótico 1




A arquitetura islamica se preocupou com formas geometricas, como o quadrado e o cubo. Os palácios e castelos onde residiam os emires (governantes) possuíam forma quadrangular, eram cercados de muralhas, parecendo fortalezas e constituíam uma arquitetura de segunda classe, o que não ocorria com a arquitetura sagrada.
Veja mais detalhes em http://meublogdeartes.blogspot.com/
GRUPO GOTICO II
terça-feira, 8 de novembro de 2011
Arquitetura Islâmica

Na arquitetura civil, destacam-se os palácios, os caravançarais e as cidades, planejadas de acordo com a necessidade de canalizar água e proteger a população contra o calor. Outro edifício importante no Islã é o Mausoléu, onde eram sepultados os governantes como símbolo de seu poder terreno.
O estuque, o tijolo e o azulejo eram usados como elementos decorativos nos edifícios islâmicos. Os painéis murais eram adornados com motivos decorativos de laçaria geométrica sobre azulejos. As gelosias de madeira talhada, muitas vezes com incrustações de marfim, também proporcionaram um suporte para a decoração arquitetônica no mundo islâmico.
Mais informações: http://www.historiadomundo.com.br/arabe/arquitetura-arabes.htm
Grupo Bizantino
sábado, 5 de novembro de 2011
Antiga Cidade Islâmica no Castelo de São Jorge

- Castelo: construído na zona de difícil acesso, ainda apresenta vestígios caracteristicos das construções militares islâmicas, com "entrada em cotovelo", barbaçã, e onze torres;
- Núcleo Museológico: coleção com objetos encontrados na área arqueológica, apresentando principalmente o período islâmico (encontraram também vestigios de quando o local serviu de moradia para o rei);
- Núcleo Arqueológico: coleção arqueológica dos três períodos do Castelo de São Jorge: as primeiras estruturas habitacionais, bairro islâmico com suas casas e ruas e os vestígios do terremoto de 1755;
- Jardim de espécies autóctones da floresta portuguesa.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011
Antiga catedral gótica vira hotel na Bélgica
quinta-feira, 3 de novembro de 2011
Catedral de Learning


Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens - Urubici/SC


Arte gótica e sua influência nas construções e arquitetura.

Igreja gótica de Flores da Cunha
Considerada uma das mais antigas igrejas góticas do Rio Grande do Sul, a igreja matriz de Flores da Cunha foi concluída em 1916. Localizada no centro da cidade possui um campanário com cerca de 55 metros de altura. Como é possível observar nas fotos encontradas no site do ClicRBS, a igreja possui vitrais bem coloridos, na sua entrada principal observamos a presença de uma rosácea e também é possível ver elementos que lembram os pináculos, características que remetem à arquitetura gótica.
quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Convidados para projetar a nova catedral de Estrasburgo, na França, os arquitetos do
estúdio norte-americano Axis Mundi recentemente apresentaram um projeto que procura dialogar com a herança gótica da cidade.
Com 2.322 metros quadrados, o edifício será composto por uma série de arcos pontiagudos e em sequencia, em referência às catedrais do período gótico.
A volumetria, porém, é contemporânea, bem como os materiais, como o concreto que estará presente em diversos elementos da arquitetura de interiores.
A fachada leste conta com elementos em baixo-relevo que, como nas igrejas góticas, se ilumina conforme o sol da manhã lança sombras sobre as paredes externas.
A nave da igreja também segue as proporções góticas, com um plano central cruciforme, um braço transversal e, acima deles, o altar com o coro e o presbitério.
http://fgrurbanismo.blogspot.com/2011/06/inspirados-na-tradicao-gotica.html
GRUPO ISLAMICO

Catedral de Pedra - Canela RS
A catedral de Pedra localizada em Canela - RS , começou a ser construída em 1953 com projeto do arq. Bernardo Satori. Possui estilo gótico inglês, e uma torre de 65 metros de altura, além de dezenas de vitrais. Foi construída na verticalidade e possui abóbodas de arcos cruzados.
Mais informações em: http://www.canela.tur.br/catedral.htm e http://www.canelaturismo.com.br/roteiros-e-atrativos/catedral-de-pedra/
GRUPO BIZANTINO