quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Le Corbusier: L'église Saint-Pierre, Firminy




Saint-Pierre, é uma igreja católica localizada em Firminy, França. Projetado para ser uma igreja na cidade modelo de Firminy Vert . Sua construção foi iniciada em 1971, seis anos após a morte de Le Corbusier em 1965. Devido a conflitos políticos locais se manteve estagnado 1975-2003. Ela tem sido usada para muitas finalidades diferentes, como uma escola secundária e como um abrigo. Como o laicistas Estado francês não pode usar fundos públicos para edifícios religiosos, Saint-Pierre agora é usado como um local cultural.
O edifício foi concluído pelo arquiteto francês, José Oubrerie , aluno de Le Corbusier por muitos anos.
Na Pesquisa Mundial de Arquitetura de 2010, o edifício foi classificado como o segundo no ranking das estruturas de topo construída no século XXI, recebendo quatro votos. O arquiteto americano Peter Eisenman afirmou em sua resposta que este edifício é a estrutura mais importante construída desde 1980.

O arquiteto escolhido foi Le Corbusier, por seu trabalho diferenciado e considerado a figura mais importante da arquitetura moderna. Mostrando uma nova forma da arquitetura baseada em muitos edifícios antigos que incorporam a razão áurea, uma proporção matemática considerada harmônica e agradável à visão. Nesta obra em específico, podemos observar algumas características da época egípcia, tais como, o formato piramidal, que por ser projetada primeiramente como igreja, remete a ascensão ao céu; possui simetria em sua base, seu interior é simples, porém remete a sensação de luxo, pela sua iluminação natural e artificial.
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=fr&tl=pt&u=http%3A%2F%2Fwww.sitelecorbusier.com%2Ffr%2Feglise.php

GRUPO ISLAMICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário