quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Cesar Pelli: Torres Petronas



Projetadas pelo arquiteto Cesar Pelli, as Torres Petronas são um conjunto de arranha-céus edificado na cidade de Kuala Lumpur, Malásia, em 1998. Com 88 andares e objetivo de expressar a cultura e o patrimônio da Malásia, foram utilizados no projeto arabescos islâmicos e empregadas geometrias repetitivas, ambas características da arquitetura islâmica. Em seu plano encontra-se uma referência igualmente do islamismo, em que o arquiteto, Cesar Pelli, usou um importante símbolo encontrado em muitas culturas islâmicas, o Rub el Hizb, como uma forma de gerar este plano do edifício. O Rub el Hizb é caracterizado por dois quadrados sobrepostos, um rotacionado em 45 graus, com um círculo inscrito no centro formando uma estrela de 8 pontos. Outra característica é uma parede de cortina de vidro e aço inoxidável difundindo a luz equatorial intensa.

Além de uma maravilha arquitetônica, é, inclusive, uma maravilha da engenharia devido às dificuldades encontradas durante o processo. Dois exemplos disso são o "V" invertido criado entre as torres, para mantê-las eqüidistantes uma da outra e para sustentação da ponte que conecta as duas torres; e também o fato de possuir a maior fundação do mundo, esta sendo de concreto armado de alta resistência com 120 metros de profundidade, para reduzir as vibrações e tensões estruturais de ventos fortes.

Abaixo das torres e nos seus arredores fica o Suria KLCC, um dos maiores shoppings da Malásia, o parque KLCC, fontes, chafarizes e jardins e logo abaixo dos edifícios, a Dewan Filharmonik Petronas, a casa da Orquestra Filarmônica da Malásia. A torre 1 é inteiramente ocupada pela Petronas Company (companhia petrolífera nacional da Malásia) e a torre 2 é quase toda liberada para o aluguel de salas por outras empresas.


Grupo Românico

Leia mais no site oficial das Torres Petronas: http://www.petronastwintowers.com.my/Pages/default.aspx
National Geographic fala a respeito deste edifício em "Obras incríveis".

Um comentário:

  1. gosto do trabalho do Dr cesar pelli, tambem estou a fazer arquitetura,...

    ResponderExcluir