sábado, 29 de outubro de 2011

Igreja da Ascensão

Podemos encontrar muitas características góticas na Igreja da Ascensão, como: o verticalismo, as abóbadas de arcos cruzados, paredes leves e finas, contrafortes, torres, agulhas, portas principais com arqueovoltas, janelas compridas, finas e com vitrais.



No interior da Igreja da Ascensão é possível notar no teto as arestas/nervuras (estruturas que suportam o peso da abóbada e se cruzam na forma de um X, a dividindo assim, em quatro partes), que se encontram no ponto mais alto, o qual é chamado de chave da abóbada.
A porta de entrada e a porta da grande torre lembram os portões da catedral de Notre-Dame de Paris, que possui arqueovoltas, as quais dão idéia de profundidade. Outro destaque são os detalhes encontrados em volta das portas principais. Eles lembram motivos florais, detalhes estes que também são encontrados no estilo gótico europeu.
Os três vitrais centrais, que ficam na abside, ilustram a ascensão de Cristo aos céus, tema que confere o sentido do nome da igreja. O vitral do lado esquerdo interpreta “A pesca Maravilhosa”, retirada do livro de Lucas, e o do lado direito “O Bom Pastor e as Ovelhas”, do livro de João, ambos do evangelho do Novo Testamento. Já os 12 vitrais laterais não possuem temas religiosos na sua composição, apenas formas geométricas. As cores dos vitrais são intensas, predominando o vermelho, o violeta, o verde e o púrpura.

LEIA MAIS EM :http://danielamachado.wordpress.com/2008/04/24/caracteristicas-da-arquitetura-gotica-da-idade-media-que-aparecem-na-igreja-da-ascensao/

GRUPO ROMANICO

Um comentário:

  1. Onde fica a igreja da ascensão? O que é uma arqueovolta? e um triófilo? Lembrem-se que cópias literais de matérias não são aceitas, o grupo deve escrever seu próprio post, apenas se baseando em outras matérias!

    ResponderExcluir