quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Tecnicas Construtivas

De influencia Romana, as técnicas construtivas como taipa e adobe foram trazidas ao Brasil pelos portugueses na época da colonização.
Casas mais sofisticadas, igrejas e fortificaçãoes, foram construídas utilizando o próprio solo regional como matéria-prima.
Atualmente em alguns casos, a terra crua e o cimento se combinam para formar um novo material, o tijolo solo-cimento, que se une a qualidade da edificação com vantagem de menores custos e menor impact ambiental.

Conheça algumas técnicas de construção com terra crua:

Taipa de Pilão – a mais antiga do mundo. É formada por terra úmida comprimida entre taipais de madeira desmontáveis, removida logo após estar completamente seca.
Matéria-prima: terra local, areia ou argila e estabilizante (cal, baba de cupim sintética, cimento). Existem outras opções de estabilizante.
Mistura: A porcentagem ideal do solo é de 30% argila e 70% areia. A umidade adequada da mistura pode ser verificada ao apertar um punhado de terra e deixá-lo cair de 1m de altura, devendo partir-se em alguns pedaços. A mistura deve ser perfeitamente homogênea.

Adobe – a técnica consiste em moldar o adobe cru, em formas de madeira, secando depois ao sol, sem necessidade de cozimento.
Matéria-prima: terra e água.
Dica de mistura: junte a terra e a água ao esterco de cavalo ou de burro e misture a palha quebrada e deixe secar. O esterco vai aumentar a resistência do adobe à umidade e ao desgaste pelo tempo, além de evitar que cupins e barbeiros penetrem as paredes.

Tijolo de solo-cimento – Essa técnica é uma evolução do adobe. A mistura é prensada em uma máquina própria ou em formas de madeira ou lâmina metálica.
Matéria-prima: água, solo e um pouco de cimento.
Mistura: pode-se adicionar aos componentes básicos uma mistura de cimento e cal ou asfalto.


Confira a matéria completa aqui:
http://www.iabjf.org.br/publicacoes.php?cont=87


Pré-História

Um comentário:

  1. Atenção grupo! Vimos em aula que o adobe (e os tijolos crus e secos ao sol em geral) eram utilizados bem anteriormente a civilização romana, então não entendo que influência romana é essa que sua fonte comenta!

    ResponderExcluir